Clique aqui!
X
Clique aqui e Peça seu Orçamento!
Clique aqui e Peça seu Orçamento!

Modelos de portão: Como Escolher o Certo para a sua Casa

Além de cumprirem um importante papel na privacidade e segurança de uma casa, os portões são também itens determinantes para a beleza de fachadas residenciais. Com a possibilidade de serem fabricados em diferentes tipos de materiais, oferecem modelos e formatos variados, que vão desde portões rústicos de madeira à modernos e sofisticados portões de vidro.
Porém, em meio a tantas opções, é necessário tomar alguns cuidados antes de escolher o modelo certo para sua casa. Somos referência em Portões de Ferro em Curitiba, Confira as dicas que separamos para você.

ANALISE O ESPAÇO
O primeiro passo antes de escolher o modelo do portão — e um dos mais importantes — é fazer o dimensionamento correto do espaço onde será instalado, levando em consideração a altura e largura dos veículos (em caso de garagem), circulação de pessoas, limitações na construção e folga necessária para abertura/fechamento do portão. Por exigir um cuidado maior nessa etapa, recomendados solicitar a ajuda de um profissional da área para a realização desse serviço.

ESCOLHA O TIPO DE ABERTURA
Existem diversos tipos de abertura para o portão e a escolha dependerá do espaço disponível em sua casa. Entre os mais conhecidos estão os basculantes, pivotantes e de correr.

O portão do tipo basculante é muito utilizado em locais onde há espaço limitado, pois, sua abertura acontece de forma vertical (para cima), dispensando o uso das laterais. Além disso, é um dos modelos mais bonitos do mercado, combinando perfeitamente com projetos de arquitetura mais sofisticados. Geralmente é fabricado em apenas 1 folha (chapa), mas pode ser possível encontrar com duas folhas ou mais, como no caso do portão basculante articulado.

               Portão Basculante (1 Folha) dasdsa

Já no caso dos portões pivotantes, o tipo de abertura é na forma horizontal, assim como nas portas comuns. É recomendado somente para lugares onde há bastante espaço, pois deverá correr para dentro ou fora do local onde foi instalado, podendo, muitas vezes, invadir a calçada e atrapalhar a circulação de pedestres ou outros veículos. Em termos estéticos, permite um estilo mais clássico e rústico, principalmente se possuir um design ornamentado.

          Portão Pivotante de Ferro (2 Folhas)

Os portões de correr, por sua vez, precisam de um espaço maior na lateral, pois deslizam somente para um dos lados da garagem. Esse espaço deverá ser igual ou maior ao comprimento da folha, o que exige um terreno bastante largo para sua instalação. É um dos tipos de portões mais utilizados no Brasil, podendo ser fabricado em diferentes tipos de materiais (aço galvanizado, alumínio, ferro, madeira, etc) e permite ser facilmente automatizado.

Portão Deslizante de Ferro
   Portão Deslizante de Ferro

ESCOLHA DO MATERIAL
A escolha do material é outro passo muito importante e deve ser feita com planejamento. Independente de qual for o material escolhido, é necessária uma manutenção periódica para garantir a vida útil do portão. Existem diversos materiais para fabricação de portões, como madeira e vidro, mas vamos abordar somente os materiais metálicos. Os mais comuns são:
Ferro: Apesar de ser mais barato que os outros, o ferro é um dos materiais que mais está sujeito à ferrugem, exigindo um cuidado maior, principalmente em regiões litorâneas. Além disso, por ser um material pesado, necessita de motores potentes para automatização do portão. Porém, é mais resistente a impactos, e, se bem cuidado, pode durar por décadas.
Aço Galvanizado: Portões de aço estão entre os mais vendidos do mercado, pois permitem uma grande variedade de modelos. São leves e resistentes como o ferro, mas exigem pintura para evitar a exposição a agentes do tempo. Devem ser limpos frequentemente, pois o acúmulo de sujeira ou urina de animais podem corroer e danificar o material.
Alumínio: O alumínio é o material mais leve para fabricação de portões e exige uma manutenção menos frequente, não necessitando de pintura e podendo ser limpo facilmente. Para quem deseja automatizar o portão, o alumínio é uma excelente escolha, pois não exige motores potentes. Além disso, é tão durável e resistente quanto ao aço galvanizado.

ESCOLHA DA SERRALHERIA
Após ter definido o modelo e o material do portão, é hora de escolher a serralheria certa para execução do projeto. Se você já tem em mente qual será, busque saber a opinião de outros clientes ou ir até a casa de algum deles para ver de perto um portão já instalado. Nossa dica é que você procure uma serralheria que seja especializada no material que você escolheu. Assim você tem uma garantia maior de durabilidade e qualidade do produto.
Aqui na AJV Serralheria nós somos especializados em portões de ferro, sejam eles pivotantes, basculantes ou de correr. Usamos sempre matéria prima de qualidade e realizamos todo um trabalho de acabamento e pintura do portão para evitar corrosões ou ferrugem. Entre em Contato Conosco, Conheça mais sobre nosso trabalho e traga seu projeto até nós!